quarta-feira, 16 de março de 2011

Fanzine

Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política com incidência em história em quadrinhos, poesia, música e etc.


Oficina de Fanzine da Saúde Mental: tem como proposta ser um espaço de intercâmbio cultural de usuários(as) dos diferentes serviços de saúde mental de Porto Alegre, amigos(as) da Saúde Mental, alunos(as) da comunidade acadêmica do IPA e demais interessados(as). Fanzine é um material informativo, construído de forma criativa, através de colagens, desenhos, apropriação de imagens e produzidos em xerox. O objetivo desta Oficina é construir um Fanzine da Saúde Mental, dando continuidade ao projeto iniciado na 1° Semana Integrada da Saúde Mental.

http://www.metodistadosul.edu.br/centro_universitario/laboratorios/laboratorios.php?codigo=7005&secao=256&pai=3788

Uma ONG empenhada na promoção dos fanzines, os veículos impressos independentes que ganharam o mundo com o advento da máquina de xerox e da cultura do “faça-você-mesmo”. Assim pode ser descrita a trajetória da Zinco, organização não-governamental cearense voltada para o estudo, pesquisa e produção em mídia alternativa.

http://www.overmundo.com.br/overblog/cabecas-de-papel


O QUE É SAÚDE MENTAL?Transtornos mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.

Você provavelmente conhece alguém que tem problemas mentais. Transtornos Mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, mau uso de drogas e álcool, demência e esquizofrenia, pode afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de saúde.


Os transtornos mentais, em geral resultam da soma de muitos fatores como:

• Alterações no funcionamento do cérebro;
• Fatores genéticos;
• Fatores da própria personalidade do indivíduo;
• Condições de educação;
• Ação de um grande número de estresses;
• Agressões de ordem física e psicológica;
• Perdas, decepções, frustrações e sofrimentos físicos e psíquicos que perturbam o equilíbrio emocional;

Podemos então afirmar que os transtornos mentais não tem uma causa específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos e sócio-culturais.

A doença mental é tratável e respondem favoravelmente ao tratamento médico ou outros tratamentos como tantas outras doenças somáticas. O problema do estigma da doença mental pode dificultar a pessoa que sofre, buscar ajuda e isso atrapalhar para que outros a auxiliem.

Os transtornos mentais são tratados, de uma maneira geral, como uma associação de meios psicológicos e medicamentos (psicofármacos). Algumas condições não requerem o uso de medicamentos e são tratados apenas por meios psicológicos. Caberá ao profissional que faz o diagnóstico ao ter o primeiro contato com o paciente, fazer a indicação de que recursos serão necessários para a recuperação da saúde mental do paciente.

Roteiro para Análise de Atividade

1- Título: Fanzine
2- Materiais: tesoura, papel, revistas, canetas, cadeira e mesa
Equipamentos:
3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: pequeno
c) mobilidade: portátil
d) qualidade física: fina, frágil, fraco
e) custo: médio
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: possível

4- Análise do Equipamento:
a) peso: pesado
b) dimensão: grande
c) mobilidade: portátil
d) custo: alto

5- Procedimento:
a) tempo de execução: médio (1 aula/3hs)
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 4
d) descrição das etapas: cortar, organizar, colar, elaborar a frase

A. Físicos:
a) amplitude: pequena
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: superior e lateral
e) postura: variável

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal/lisa
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: não
f) visual: sim

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: muita
b) interesse: extrínseco
c) raciocínio: abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: pouca

D. Sociais:
a) relacionamento: conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário