quarta-feira, 9 de março de 2011

Desenho de uma linha só

Desenho de uma linha só 
Essa atividade foi proposta nos primeiros dias de aula, como uma forma de apresentação e de conhecer o colega de classe, cada pessoa escolheu uma outra para que a mesma pudesse ser desenhada logo após apresentada para os demais da turma, com isso ficamos muito preocupados com a estética do desenho. " De fato um dos mais fortes aspectos dos problemas da estética na obra de arte parece ser o de sua ligação com o novo o desconhecido, quando surge algo novo como o desenho de uma linha só, encontramos obstáculos no sentido de escolher com qual e quais critérios devemos nos apoiar para fazer o reconhecimento teórico de seu valor estético" (Nilza de Oliveira). A criatividade torna a pessoa mais crítica.





Pablo Picasso numa linha




O desenho de linha contínua dá-me uma liberdade de pensamento e gesto incomparáveis. Não sei exatamente o que vou desenhar até o fazer, mas isso parece-me mais interessante, porque o que fazemos é o que realmente conta, não o que tínhamos intenção de fazer.
 Desenho a linha com a memória atenta aos sentimentos, afeita aos quereres de amores possíveis e impossíveis.
 Acreditando nestes diálogos das linhas, nos dizeres dos olhares mais atentos.
 Com uma única linha poder representar a figura humana, animais, vida, ideias, sonho e cotidiano, é algo que torna a linha brutalmente fascinante.


Constança Lucas  2001

Roteiro para Análise de Atividade

1- Título: Desenho de uma linha só
2- Materiais: lápis e papél
Equipamentos: carteira
3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: portátil
d) qualidade física: textura fina, resistência média e frágil, cheiro fraco
e) custo: baixo
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: possível

4- Análise do Equipamento:
a) peso: leve
b) dimensão: pequeno
c) mobilidade: portátil
d) custo: baixo

5- Procedimento:
a) tempo de execução: 15 min
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: desenho e troca de informações

A. Físicos:
a) amplitude: pequena
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: unilateral
d) dominância: lateral e superior
e) postura: frequente

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal e lisa
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: não
f) visual: não

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: muita
b) interesse: extrínseco
c) raciocínio: lógico
d) memória: imediata
e) imaginação: média
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: pouca

D. Sociais:
a) relacionamento: grupal

Nenhum comentário:

Postar um comentário